data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Ronald Mendes (Arquivo Diário)
Assim como para os demais estabelecimentos públicos que já voltaram a funcionar com atividades presenciais, as igrejas e os templos religiosos têm restrições para o retorno, de acordo com o decreto executivo municipal de Santa Maria de 17 de abril.
Missas, cultos e demais reuniões só podem ser realizados com o cumprimento de algumas regras, como a disponibilidade de álcool em gel, frequente higienização do local e de objetos e ventilação do espaço.
O público e os colaboradores só podem acessar aos locais se estiverem usando máscara de proteção. As entidades devem exigir que, ao entrarem no estabelecimento, todos façam uso de álcool em gel para a higienização das mãos.
Levantamento aponta 4 mil demissões em 30 dias em Santa Maria
A fim de evitar aglomerações, também deverão ser respeitados limites de pessoas. A ocupação não pode exceder 30% do limite autorizado no Plano de Prevenção Contra Incêndio (PPCI) do imóvel. Também deve ser mantido o distanciamento mínimo de 2 metros entre cada indivíduo.
Os responsáveis pelas reuniões não podem permitir ou estimular práticas de contato interpessoal, como abraços, apertos de mãos e imposição de mãos entre os presentes.
1.500 residências devem ficar sem água neste domingo em Santa Maria
Além disso, a instituição deve manter disponível um kit completo de higiene de mãos nos banheiros, contendo sabonete líquido, álcool em gel 70% e toalhas de papel não reciclado.
A utilização dos sanitários deve se dar, preferencialmente, somente pela equipe de trabalho do estabelecimento e autorizado o uso aos frequentadores apenas em caso de extrema necessidade, como orienta a prefeitura.
UMBANDA
O presidente da Liga Espiritualista de Umbanda e dos Cultos Afro-Brasileiros (Leucab), Gallagher Victor Siqueira, e o presidente da União Santamariense de Umbanda e dos Cultos Afro-Brasileiros "Cavaleiros de Cristo" (Usucab) de Santa Maria, Henrique Paz da Silva, orientam os centros a não retornarem, por enquanto, com as atividades abertas ao público.
Gallagher explica que, para os centros de Umbanda as regras necessárias de proteção não são tão simples de serem executadas em função do tamanho restrito da maioria dos terreiros e dos rituais, que exigem aproximação.
- Nossa religião é do contato. Então, pela segurança, não há como tomar um passe ou dar um cumprimento, como um aperto de mão ou abraço. Por isso, preferimos ser zelosos e esperarmos - explica o presidente da Leucab.
Alguns centros estão disponibilizando atendimentos individuais mediante solicitação.
Agências da Caixa abrem duas horas mais cedo a partir desta segunda-feira
CENTROS ESPÍRITAS
A maioria das sociedades espíritas de Santa Maria também continuam de portas fechadas, com atendimentos fraternos restritos ou sob agendamento. Isto inclui as 20 instituições de Santa Maria e as cinco da Região que pertencem à Federação Espírita do Rio Grande do Sul (Fergs), conforme Vergílio Rios, assessor de comunicação da União Municipal Espírita de Santa Maria (UME).
BM retoma seleção de oficiais temporários de saúde para vagas em Porto Alegre e Santa Maria
IGREJAS
Diversas igrejas da cidade já retornaram às atividades. Para se adequar ao novo decreto, algumas adaptaram a agenda. Aumentar o número de reuniões e criar lista de presença para controlar o número de pessoas em cada ocasião, por exemplo, são algumas das maneiras utilizadas para continuar atuando presencialmente.
ORGANIZAÇÕES
Obrigações que cabem às instituições
- Disponibilizar álcool em gel
- Frequente higienização
- Ventilação
- Máximo de 30 % de ocupação
- Distanciamento interpessoal de 2 metros
- Não estimular contato físico interpessoal
- Disponibilizar kit completo de higiene de mãos nos banheiros
PARTICIPANTES
Deveres do público
- Uso de máscaras de proteção
- Higienização das mãos com álcool em gel
- Seguir as regras impostas às entidades
RETOMADA
Paróquia Nossa Senhora de Fátima
A Paróquia Nossa Senhora de Fátima (Avenida Presidente Vargas, 1.517) dá sequência às missas tradicionais, de terça-feira a sábado, às 19h e 16h, e domingo, às 8h30min e 20h.
Igreja Restituir Em Cristo
A Igreja Restituir Em Cristo (Rua Frederico Ozanan, 794, Bairro Urlândia) retorna com a programação normal. Cultos aos domingos, terças e sextas-feiras, a partir das 20h. O culto de jovens ocorre em dois sábados por mês, às 19h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (55) 99987-6724.
Santuário Basílica Nossa Senhora Medianeira
A programação do Santuário Basílica Nossa Senhora Medianeira (Avenida Nossa Senhora Medianeira, 631) têm as missas de portas abertas e, também, transmitidas pelo Facebook. Confira:
- Segunda, terça e quarta-feira - às 18h
- Quinta-feira - às 15h30min e 18h
- Sexta-feira - às 18h
- Sábado - às 15h30min e 18h
- Domingo - às 8h, 10h, 15h30min e 18h
Templo das Nações
style="width: 100%;" data-filename="retriever">Foto: Fernando Ramos (Arquivo Diário)
Durante a pandemia, a Igreja Templo das Nações (Avenida Presidente Vargas, 377) realiza três cultos aos domingos, às 9h, 17h e 19h. A distância mínima entre os participantes, de 2 metros, corresponde a três poltronas. A regra vale, inclusive, para famílias. O culto de jovens, da Rede Nações Atitude, que ocorria aos sábados, permanece suspenso.
Santuário Nossa Senhora de Lourdes
O Santuário Nossa Senhora de Lourdes (Rua Otávio Alves de Oliveira, 100, Bairro Nossa Sra. de Lourdes) segue com as missas, nas quartas-feiras, sextas e sábados, às 18h, e nos domingos, às 10h.
Igreja Presbiteriana de Santa Maria
A Igreja Presbiteriana (Rua Guilherme João Fabrin, 302, Bairro Nossa Senhora de Lourdes) retoma a reunião de oração, nas quartas-feiras, às 20h, e o culto dominical, a partir das 18h30min. Obedecendo ao distanciamento interpessoal de 2 metros, os bancos receberam marcações. É solicitado que cada família se sente num mesmo banco. Mais informações pelos telefones 55 99236-0193 ou 3217-7406.
*Colaborou Gabriele Bordin